O conceito de Produtividade



1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.
Produtividade do trabalho= Produção/Factores de trabalho, Produtividade total dos factores= Produção/Totalidade dos factores.

2. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho na economia portuguesa comparativamente aos restantes países da União Europeia. 
Sugestão: Compara (a) Portugal vs. Países Fundadores da UE e (b) Portugal vs. Países que entraram na UE após 2004. (Que países são?
A produtividade do trabalho na economia portuguesa é inferior à produtividade dos restantes países da União Europeia.

3. Como podemos melhorar a produtividade?
A produtividade pode aumentar, aumentando a produção, diminuindo os factores produtivos ou aumentando os dois em simultâneo.


4. Que factores determinam a produtividade?
Equipamentos mais modernizados, devido ao progresso tecnológico, boas organizações e também as qualificações do trabalhador.



5. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
Mais elevada: Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França.
Menos elevado: Roménia, Republica Checa, Polónia, Bulgária, Estónia.

6. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade. 



















7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lei dos Rendimentos Decrescentes

Consumismo e consumerismo

A Economia como Ciência Social